Acompanhamento Nutricional

O acompanhamento nutricional é realizado por profissional de nível superior, ou seja, por um (a) nutricionista. Consiste na aplicação aos pacientes, por meio de plano direcionado para uma alimentação adequada. Trata e previne enfermidades e doenças crônicas.

Uma alimentação adequada e com nutrientes necessários mantém uma boa saúde e um corpo resistente a doenças.

É pelo acompanhamento nutricional que se pode medir e calibrar as quantidades necessárias de proteínas, vitaminas, minerais, lipídios e glicose, carboidratos e outras substâncias necessários para uma vida saudável longe de doenças e outros prejuízos da saúde.

O nutricionista clínico deve adotar determinadas etapas para conseguir identificar o problema e buscar o tratamento necessário para cada paciente.

Algumas etapas de um atendimento nutricional clínico:
• Avaliação da demanda do paciente e a condição nutricional atual do paciente;
• Todas as necessidades e exigências nutricionais do paciente são levantadas por meio de uma avaliação completa feita pelo profissional;
• Definição de uma estratégia nutricional
• A energia e os nutrientes necessários para o equilíbrio nutricional do paciente são calculadas;
• Decide-se como essa energia e nutrientes serão administrados — suplementos ou alimentação, por exemplo;
• A terapia nutricional é aplicada. Cabe ao nutricionista clínico monitorar rigorosamente o paciente;
• Durante o tratamento, o paciente pode ser submetido a adaptações para criar ou manter nova condição clínica.

O acompanhamento nutricional é indicado para todas as idades e para qualquer estilo de vida. Nas situações em que se tem restrição alimentar essa prática é rotina, no entanto, não são apenas essas pessoas que podem precisar desse acompanhamento, pois a reeducação alimentar é um estilo de vida saudável.

Para a prática regular de algum tipo de atividade física, se torna fundamental para obter resultados efetivos em cada um dos seus objetivos.